unoesc

"Com a implantação desta metodologia, softwares e equipamentos, a Unoesc otimizou muito seu Data Center, mas o maior ganho foi no gerenciamento de todo o processo. Agora temos redundância nos principais serviços e o uso ideal dos nossos servidores com a virtualização, bem como a autenticação de todos os nossos usuários"

 

Solução: Projeto de Reestruturação de TI

 


Como etapa do projeto de reestruturação, a instituição em parceria com a equipe de engenheiros da Redix, implementou a virtualização dos seus principais servidores, os quais atendem tanto seu pessoal administrativo quanto os alunos e professores dos campi de Joaçaba, Capinzal e Campos Novos.

O ambiente foi virtualizado de forma homogênea sobre a plataforma Red Hat Enterprise Linux 5 (KVM Hypervisor), onde a migração para o novo ambiente contemplou a reinstalação de servidores de aplicações Web, Portais e outros serviços para lâminas Blade HP, o que reduziu a necessidade de espaço físico, o consumo de energia e a geração de calor, típicos de ambientes desta natureza.

"Com a implantação desta metodologia, softwares e equipamentos, a Unoesc otimizou muito seu Data Center, mas o maior ganho foi no gerenciamento de todo o processo. Agora temos redundância nos principais serviços e o uso ideal dos nossos servidores com a virtualização, bem como a autenticação de todos os nossos usuários", afirma Davidson Mazocco Davi, Coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC - da Unoesc.

Utilizando a plataforma Red Hat Enterprise Linux para todo seu ambiente Open Source, a solução garantiu maior estabilidade, segurança e facilidade na manutenção da infra-estrutura da Unoesc. Utilizando a ferramenta de Monitoramento Sentinela, também foi possível acompanhar de forma pró-ativa o comportamento de cada máquina virtual e do servidor Hospedeiro, desde utilização de memória, cpu, discos e demais componentes até o monitoramento de logs e dos backups. Outra ação tomada, foi o desenvolvimento de plugins específicos para o monitoramento das aplicações centrais da Universidade, como o Sistema Acadêmico e estrutura Java/TomCat."Hoje temos um controle 24X7X365 e também conseguimos antecipar variáveis que antes nos pegavam de surpresa. A equipe da Redix sempre muito atenta e preparada está de parabéns, pois nos entrega uma condição segura e econômica", ressalta Davidson.

Sobre a Unoesc

Nascida de um sonho quase impossível no final da década de 60, com o sonho de trazer ensino superior para o interior do estado, a Unoesc é hoje um das maiores organizações propulsoras do desenvolvimento grande Oeste de Santa Catarina.

Presente em uma área geográfica que vai desde Santa Cecília, no planalto central catarinense, até a fronteira com a Argentina, atingindo o sudoeste do Paraná e o noroeste do Rio Grande do Sul, a Unoesc oferece grande número de cursos de graduação e pós-graduação, voltados ao desenvolvimento humano, social, cultural, científico e tecnológico, a uma população de mais de um milhão de pessoas.

Constituída pela unificação de quatro fundações isoladas de ensino superior, a Unoesc tem seus campi nas cidades de Joaçaba, sua sede administrativa, Videira, Xanxerê e São Miguel do Oeste.

Cada campus tem ainda sob sua jurisdição vários Campi Aproximados e Unidades Acadêmicas instaladas nos municípios circunvizinhos, levando formação humana, cidadã, científica e tecnológica a toda a região, contribuindo decisivamente ao desenvolvimento regional.
 
 
Rua das Missões 621, sala 304, CEP 89051-000- Blumenau-SC
Fone: (47) 3323-7313 | contato@redix.com.br 
AclientersslinkedInfacebook
Ferver