Sobre o Cerene
O Centro de Recuperação Nova Esperança – CERENE atua desde 1989, no atendimento para reabilitação de dependentes químicos (álcool e outras drogas), a partir da visão de ser humano integral. Iniciou seus trabalhos na cidade de Blumenau em Santa Catarina, a partir da Missão Evangélica União Cristã – MEUC, entidade religiosa, civil, sem fins lucrativos, inserida no contexto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB.
Atualmente possui 7 unidades de atendimento, localizadas em Blumenau, Palhoça, São Bento do Sul, Ituporanga em Santa Catarina e Lapa no Paraná.
Um quadro profissional de 70 colaboradores atende 252 dependentes, sendo 212 no Programa de Atendimento e 40 na Reinserção Social.
CENÁRIO
Com o fim de vida útil do Tasy Java e Delphi, o Cerene enfrentava a necessidade de atualizar sua aplicação para o Tasy HTML5. Para realizar essa migração, era essencial adequar a infraestrutura de TI.
Seguindo as recomendações da Philips, era necessário a atualizar do Oracle Database, que estava na versão 11g e já sem suporte do fabricante. Além disso, a infraestrutura física existente não atendia às novas demandas de escalabilidade, segurança e desempenho, tornando obrigatória a modernização dos servidores.
Outro desafio enfrentado era a baixa performance da aplicação em algumas unidades, o que gerava reclamações dos usuários devido à necessidade de conexão via VPN para acessar o sistema, dificultando a experiência operacional.
Além de garantir um ambiente otimizado para a nova versão do Tasy, o CERENE precisava reduzir custos de manutenção e cumprir um prazo curto para a implementação do Tasy HTML5.
DESAFIOS:
- Atualizar o Banco de dados Oracle 11g para 19c sem troca de equipamento;
- Infraestrutura limitada: O ambiente on-premise estava sobrecarregado e não comportava a migração e nem atualização do banco de dados.
- Diminuição de custos: Alto custo de atualizações para a infraestrutura on-premise e falta de escalabilidade.
- Tempo limitado: O prazo para adequação era curto, devido o calendário de implementação da Philips.
SOLUÇÃO IMPLEMENTADA
Para atender essas necessidades, a Redix propôs a migração para a Oracle Cloud Infrastructure (OCI), trazendo mais segurança, escalabilidade e redução de custos.
A execução do projeto seguiu as seguintes etapas:
- Criação do tenant Oracle Cloud e a e provisionamento dos recursos necessários;
- Implementação do ambiente Tasy HTML5, incluindo:
– Banco de Dados 19c em PaaS, com instâncias de Produção e Homologação.
– App-Manager e Tomcat para integrações via WSI;
– Implementação de servidor Orchestrator para execução de Scripts automatizados. - Criação de um ambiente de homologação: permitindo a validação antes da migração completa para o Tasy HTML5.
- Migração completa das bases de dados e repositório do Tasy para a Oracle Cloud.
- Configurações da rede e VPN site-to-site, garantindo conectividade entre as unidades do cliente.
- Ajuste do backup e monitoramento, garantindo a continuidade operacional e segurança.
RESULTADOS
A migração para a Oracle Cloud trouxe uma série de benefícios e resultados positivos para O Cerene:
- Ambiente Atualizado e Seguro: Agora operando com o Oracle Database 19c e a versão mais recente do Tasy HTML5, garantindo conformidade com as diretrizes da Philips e segurança aprimorada.
- Redução de Custos: Com a migração para a nuvem, o CERENE eliminou gastos com infraestrutura física, reduzindo custos operacionais e ganhando escalabilidade.
- Segurança e Escalabilidade: A solução baseada na Oracle Cloud permite que o cliente cresça conforme suas necessidades, sem comprometer a estabilidade e a segurança do ambiente.
- Melhoria na performance: Conforme testes realizados, após o projeto o cliente teve um ganho de até 124,51% de respostas nas operações, garantindo uma experiência mais fluída para os usuários.
TESTES DE PERFORMANCE
A tabela abaixo apresenta os testes aplicados antes e após o projeto, evidenciando a melhora significativa no desempenho do sistema:

Depoimento do cliente
“Desde o início, percebemos a sensibilidade da Redix em relação ao nosso projeto e à nossa realidade como entidade do terceiro setor. Eles proporcionaram uma abordagem diferenciada, garantindo um suporte essencial para nossa operação.” Elcido Schluter – Coordenador de TI
“O suporte da Redix sempre foi excelente. Durante a execução do projeto, a equipe esteve presente em todas as etapas, garantindo que tudo estivesse correto e realizando ajustes sempre que necessário.” Gustavo Parnoff – Analista de TI
Responsabilidade Social:
A Redix tem como propósito contribuir para uma sociedade mais saudável. Por isso, firmamos uma parceria de apoio ao CERENE, garantindo condições especiais para a sustentação do ambiente. Como parte desse compromisso, estabelecemos um desconto mensal no contrato de suporte, reforçando nosso papel social e compromisso com instituições sem fins lucrativos.