Segurança e estabilidade: A nova infraestrutura de firewall da Coremma
Sobre a Coremma
A Coremma é especialista em autopeças, ferramentas e parafusos. Fundada em 1º de abril de 1975 como uma revenda de fixadores, a empresa cresceu e hoje conta com 12 lojas distribuídas pelo Vale do Itajaí, em Santa Catarina, oferecendo mais de 52 mil itens em seu catálogo. Com mais de 45 anos de história, a Coremma segue comprometida em atender seus clientes com diversidade de produtos e preços justos.
Cenário
Durante a construção de sua nova sede em Blumenau, que se tornaria a nova matriz, a Coremma percebeu a necessidade de uma solução de firewall mais robusta para conectar todas as unidades. O firewall antigo da matriz apresentava limitações tecnológicas, impossibilitando a implementação de SD-WAN e resultando em conexões instáveis.
Tínhamos problemas frequentes de conectividade entre as lojas, o que afetava diretamente nossas operações. Com a ajuda da equipe comercial da Redix, aproveitamos a mudança de datacenter para adotar uma solução mais robusta com o Fortinet.
Edimar Sasse
Responsável Técnico da Coremma.
Projeto
A Redix estruturou um projeto para reconfigurar toda a infraestrutura de firewall da Coremma, garantindo maior segurança e estabilidade para a nova matriz e filiais.
Principais Ações:
- Aquisição de 14 firewalls Fortigate, distribuídos entre matriz e filiais.
Implementação em duas fases:
- Instalação do Fortigate na nova filial, conectando-a àmatriz antiga via VPN.
- Migração dos servidores e infraestrutura da matriz antiga para a nova sede, consolidando-a como a nova matriz de firewall.
– Padronização da infraestrutura de todas as filiais para otimização da gestão de TI.
– Configuração da rede lógica e migração de servidores.
– Implementação de SD-WAN para gestão dinâmica dos links de internet.
A Redix atuou em todas as etapas do projeto, desde o dimensionamento até a aquisição, instalação e configuração dos novos equipamentos.
Desafios
A migração demandou um planejamento detalhado, uma vez que a Coremma possui diversas filiais e um grande volume de configurações a serem padronizadas.
“Foi desafiador coordenar todos os detalhes. Precisávamos mapear todas as portas dos equipamentos (firewalls, switches e servidores), além da configuração na infraestrutura antiga para garantir uma transição suave para a nova rede.” – Luis Miguel Estanga
Analista Responsável pelo Projeto.
O envolvimento de parceiros terceirizados também exigiu organização e planejamento em conjunto, assegurando que todas as etapas fossem executadas dentro dos prazos estabelecidos.
Resultados
A nova infraestrutura trouxe melhorias significativas para a Coremma:
- Aumento da capacidade de conexão:
Expansão da largura de banda para até 200 Mbps em cada um dos links da nova matriz. - Maior estabilidade:
Redução das quedas de conexão, garantindo continuidade operacional. - Implementação de SD-WAN:
Alternância automática entre links de internet para evitar instabilidades e melhorar a conectividade entre as unidades.
Com os novos equipamentos Fortinet, conseguimos configurar o SD-WAN, garantindo estabilidade e disponibilidade de comunicação entre as unidades, mantendo a rede sempre operacional.– Luis Miguel Estanga -Analista Responsável pelo Projeto.
Depoimento do cliente:
“Só tenho a agradecer toda a equipe da Redix, todo o empenho, dedicação e profissionalismo. Acreditei que demoraria muito mais para realizar a migração e configuração de tudo, e toda a equipe foi muito ágil e eficiente.”
Edimar Sasse, Responsável técnico da Coremma