CENÁRIO

A Unimed Jaraguá tinha uma necessidade de reestruturação do seu ambiente com atualizações de tecnologias, hardwares e licenças. O ambiente estava enfrentando alguns problemas de disponibilidade para suportar serviços mais críticos que precisavam ser realizados.

A ferramenta utilizada de backups não tinha os melhores recursos na utilização de espaço, tinha restaurações mais lentas, além de não terem uma integração completa com Vmware. Por estarem com pouco espaço de armazenamento, a retenção de backup tinha um tempo de vida menor.

Os sistemas operacionais da Microsoft estavam sem padronização, com versões desatualizadas, em fim de vida útil, que pode acarretar muitos problemas de segurança, problemas técnicos e falta de suporte do fabricante.

Os Hyperversions não tinham uma padronização nos sistemas operacionais e por isso os hosts trabalhavam isolados, dificultando o gerenciamento e gestão dessas máquinas.

Nós já tínhamos a previsão de crescimento do ambiente de 7 a 8 anos, como já estávamos na data limite desse crescimento, e temos três unidades que ficam remotamente em nossos servidores, o ambiente estava enfrentando limitação de espaço. Os nossos servidores estavam sem garantia, sem disponibilidade de serviço do fabricante, que nos causava um cenário de insegurança.

—— Paulo Kons, coordenador de TI da Unimed de Jaraguá do Sul.

Na área de banco de dados o cliente estava trabalhando com uma versão desatualizada que já não tinha mais suporte do fabricante.

PROJETO

O tempo médio de execução do projeto foi de 6 meses.

TECNOLOGIAS E PARCEIROS

DESAFIOS

O projeto envolveu alguns analistas da equipe Redix devido a necessidade de reestruturação do ambiente, envolvendo a área de banco de dados, Linux, virtualização, servidores Windows e backup. 

Para realizar a migração dos dados do PACs, existia um volume de mais de 50 milhões de arquivos, o equivalente a 10TB, o que é um número considerável para a migração via rede, informa Arthur Bittencurt, analista da Redix responsável pelo projeto.

Paulo Kons também afirma que foi um grande desafio:

Fazer o backup do sistema de imagens (PACs) demandou muito tempo do pessoal, eram mais de 10TB de imagens, tinham que fazer a cópias de uma unidade para a outra, e foi um desafio muito grande garantir a segurança dessas informações.

—— Paulo Kons, coordenador de Ti da Unimed Jaraguá do Sul.

Um outro desafio enfrentado foi a migração dos hosts Hyper-V. Conforme detalhou o analista da Redix Arthur Bittencourt, o ambiente tinha vários hosts Hyper-V que estavam descentralizados e para fazer a migração foi necessário fazer host por host.

RESULTADOS

Mesmo não sendo a principal necessidade do cliente, a aquisição dos novos hardwares resultou em um aumento na velocidade e performance geral do ambiente. A Unimed Jaraguá teve um aumento de performance nas rotinas de backup, impactando na redução de tempo e versatilidade do restore, trazendo mais confiabilidade nos processos.

Como a ferramenta Veeam tem alta disponibilidade para a recuperação do backup, nos sentimos mais seguros realizando os processos.

—— Paulo Kons, coordenador de TI da Unimed Jaraguá do Sul.

Devido a implementação do cluster Vmware a infraestrutura de virtualização tornou-se ainda mais confiável, porque é possível fazer o gerenciamento dos servidores com mais facilidade, flexibilidade e segurança.

Conforme o DBA da Redix Leonardo Marchi: “Foi realizada a implantação de um Oracle Standby, que trouxe mais segurança para o ambiente, pois é uma forma mais prática de criar uma réplica dos dados em tempo real.” Com o upgrade do banco para a versão Oracle 19c o cliente teve um aumento de performance, escalabilidade, além de possuir o suporte do fabricante.

A Redix foi sempre bem resolutiva, buscando soluções para qualquer desafio enfrentado, trazendo novas alternativas para que o que estivéssemos solicitando fosse realmente resolvido. Os profissionais estavam sempre de prontidão e tínhamos reuniões frequentes de alinhamento de escopo. Em todo momento do projeto nos sentimos bem amparados.

—— Paulo Kons, coordenador de TI da Unimed de Jaraguá do Sul.

Sobre a Unimed Jaraguá

A Unimed singular de Jaraguá do Sul é uma cooperativa ligada à Federação das Unimeds de Santa Catarina, que busca, através da excelência no atendimento, ser reconhecida como referência em assistência à saúde. Por isso, a cooperativa, que conta com cerca de 210 médicos cooperados e 24.443 clientes, possui forte atuação junto à comunidade local.

GOSTOU DE NOSSAS SOLUÇÕES? AGENDE UMA AVALIAÇÃO!