CENÁRIO

A camada de aplicação Tasy do cliente, não estava em conformidade com as boas práticas recomendadas pela Philips.

O ambiente estava enfrentando lentidão durante os processos de rotina, dificultando o uso do sistema pela equipe. Conforme informa o cliente:

Sempre realizamos as rotinas de atualizações no período da noite/madrugada, e recebíamos muitas queixas das equipes, muitos chamados abertos reclamando de lentidão para mexer no sistema.

—— Luciano Oliveira – Gerente de TI na Unimed Poços de Calda

As aplicações e o banco de dados do Tasy estavam alocados em um único servidor físico. A versão do banco de dados estava desatualizada, sem suporte do fabricante.

O cliente estava enfrentando alguns problemas no banco de dados que já estava sendo tratada com a equipe, e estavam preocupados em ter outros problemas, gerando paradas do ambiente devido a versão desatualizada do banco.

—— afirma o DBA da Redix Leonardo Marchi

PROJETO

Este projeto era uma necessidade desde o início. Porém, não foi startado logo quando fechamos o contrato, pois foi preciso fazer algumas correções iniciais para deixar o ambiente estabilizado.

—— Luciano Oliveira – Gerente de TI na Unimed Poços de Calda

Para que pudéssemos solucionar os problemas enfrentados pelo cliente, dividimos o projeto em duas fases, em um tempo médio de 3 meses para a conclusão.

Na primeira fase foi realizada a atualização da versão do banco de dados Oracle Database para a 19c. Implementando e migrando toda a base nos novos servidores Oracle, servidores esses de produção/standby e outro de homologação, alocados em cloud privada.

A segunda fase foi para atuar na camada de aplicação do Tasy, em que realizamos um escopo para montar uma nova infraestrutura para o Tasy.

Começamos há mais ou menos um ano e meio nos processos de migração e deixamos o Tasy por último nesse processo. Chegamos a realizar com outro fornecedor, mas enfrentamos alguns problemas durante as migrações e tivemos que retornar o ambiente.

—— Luciano Oliveira – Gerente de TI na Unimed Poços de Calda

Trabalhamos na reimplantação dos servidores do ambiente Tasy, realizando a migração do servidor de aplicação Tomcat para App-Manager, seguindo as boas práticas do fabricante. Devido o cliente também atuar com a aplicação Tasy Delphi, foi implantando na cloud privada um servidor RDS (Remote Desktop Services).

TECNOLOGIAS E PARCEIROS

Oracle Database 19c

DESAFIOS

O principal desafio enfrentado nos projetos foi a complexidade de migração do ambiente. Foi preciso levar toda a infraestrutura que era On-Premise para uma Cloud Privada, o que exigia bons links de internet.

 

Conforme afirma Carlos Ignácio, técnico responsável que atuou no projeto, “Foi necessário subir um ambiente para a homologação e validação da performance, para que somente depois de validado fosse migrado o ambiente produtivo.” 

Para o cliente, existiu uma preocupação em relação ao cronograma de ação do projeto, pois o Tasy era um sistema usado 24horas e exigia mapear o máximo de mitigação de erros.

Realizamos um cronograma de ação em conjunto com a equipe técnica da Redix, o Leonardo e o Corsi nos ajudaram nessa criação do cronograma. Só startamos o projeto quando realmente nos sentimos seguros na execução das ações. A equipe técnica da Redix é muito boa, o Leonardo foi bem pro ativo e assumiu bastante as responsabilidades.

—— Luciano Oliveira – Gerente de TI na Unimed Poços de Calda

RESULTADOS

Com a conclusão do projeto, o ambiente Tasy ganhou uma melhora em sua performance, diminuindo a lentidão nos processos de rotina, e entrou em conformidade com as políticas e recomendações da Philips para o sistema. Com a migração para o Philips App-Manager o processo de atualização do sistema ficou muito mais simples e seguro.

Atualmente não recebemos mais queixas da equipe sobre lentidões.

—— Paulo Kons, coordenador de TI da Unimed Jaraguá do Sul.

Devido a atualização da versão do Oracle Database o cliente ganhou mais segurança em seu ambiente, pois conta novamente com o suporte do fabricante.

Teve um ganho de escalabilidade com a infraestrutura em uma cloud privada, permitindo o crescimento do ambiente com mais segurança.

Trabalhávamos com outro parceiro da Philips, e chegamos até a Redix através de alguns feedbacks positivos que recebemos. A equipe técnica é muito boa, e hoje já não enfrentamos mais os problemas que enfrentávamos antes.

—— Luciano Oliveira – Gerente de TI na Unimed Poços de Caldas.

Sobre a Unimed Poços de Caldas

A Unimed Poços é a cristalização do sonho de um grupo de médicos que, em 5 de dezembro de 1991, se reuniram para criar uma cooperativa médica que possibilitasse trabalho digno e ético ao médico cooperado, atendimento humano e de qualidade aos seus clientes.

Hoje, a Unimed Poços é líder do seu segmento, detentora de uma infraestrutura entre as melhores do sistema Unimed, com uma equipe de médicos cooperados altamente capacitada, que atende em todas as áreas médicas. É também uma empresa verdadeiramente cidadã, que cumpre sua responsabilidade social por meio da realização de diversos projetos e programas sociais, que beneficiam milhares de pessoas.

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